Você já fez sua parte hoje?
- Emanuelle Siqueira
- 12 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Você já parou um minutinho do seu dia pra perguntar ao seu amigo ou familiar como foi o dia dele? Ou até mesmo para o porteiro, motorista de ônibus ou seu colega de trabalho? A resposta de grande parte da população é clara: NÃO. E a falta de tempo é apenas uma desculpa para uma população que vive conectada na internet, e pode mandar mensagens instantâneas. Ou para aquele amigo que só lembra do outro quando precisa.
A cada dia que passa as pessoas se importam menos com o próximo, e mais consigo mesmas. A vida virou uma corrida de quem demonstra menos interesse, e aparenta ser mais feliz nas redes sociais. A arrogância tomou conta do ser humano. “Demonstrar sentimentos pra quê? Se importar pra que? Ninguém tá nem aí!” Mas na verdade tem muita gente aí sim. Muita gente esperando só alguém se importar e dar apoio nos momentos difíceis. Ou só esperando aquela mensagem de “Bom dia” ou “Como foi seu dia hoje?”. O que pra muitos pode não ser nada, pra quem sofre de depressão esse pequeno gesto é como ganhar na loteria.
De acordo com dados obtidos pela BBC Brasil do Mapa da Violência 2017: “em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 – um aumento de quase 10%”. Os dados são provenientes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
Mas e você,já fez algo de diferente pra mudar isso?

Se você olhar ao seu redor vai perceber que as pessoas estão sempre insatisfeitas com algo. Estão com algum problema em casa, na escola ou no trabalho. Sempre tem alguém passando por uma fase ruim. Isso é normal, a vida de ninguém é perfeita. Ter altos e baixos faz parte. A diferença é que nem todos conseguem lidar da mesma forma. Cada pessoa é um ser único, cada um tem sua maneira de lidar com os problemas. Não trate o seu problema como mais importante ou pior do que alguém. Você nunca sabe o que está passando na cabeça do outro. Sinais de depressão e sofrimento, não vem escritos na testa de ninguém. Dê atenção, dê apoio, se importe, converse, seja mais e não menos. Não seja só mais um que viu acontecer e não fez nada pra impedir. Ninguém tira sua própria vida por estar fazendo drama, mas por dor e falta de apoio.
Valorize a Vida! Diga Não ao Suicídio!
コメント